• (11) 4092-2328/ 4092-2471
  • Avenida Luiz Merenda, 443 - Jd. Campanário - Diadema / SP
  • f217secacademica@cps.sp.gov.br

3º Encontro Temático de Tecnologia Cosmética

Sucesso do evento da Fatec Diadema com a temática “Inovação e Tecnologia no mercado cosmético em tempo de crise”

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2017 ocorreu o 3º Encontro Temático de Tecnologia Cosmética da Fatec Diadema com a temática “Inovação e Tecnologia no mercado cosmético em tempo de crise”. Durante os três dias ocorreram palestras, minicursos, demonstração de produtos por empresas, além da apresentação de pôsteres de alunos na 1ª Mostra de Trabalhos Científicos e Inovação Tecnológica. Palestrantes atuantes no mercado cosmético de grandes empresas estiveram presentes colaborando e apoiando o evento. Os principais temas abordados foram Economia, Tendências e Mercado, Legislação e Embalagens, Desenvolvimento e Insumos (Inovação).

 

Segunda-feira, 16 de outubro

 

Minicurso: Boas práticas de fabricação segundo a RDC nº 48/2013
O palestrante Sebastião Donizetti Gonçalves, da ProServ Química e Biocenter Microbiológica, abordou a importância da atualização, da implantação e dos principais pontos que constam na RDC 48/2013.

 Palestra: Economia de água no processo de xampu
A palestrante Patricia Antonio de Menezes Freitas, do Instituto Mauá de Tecnologia, abordou o que é feito no Instituto Mauá referente a inovações e trouxe a formulação de xampu em pó.

 Minicurso: Perfumes: curiosidades e (alguns) segredos!
O palestrante Orpheu Cairolli, da Voix de L´Eau, apresentou a importância das fragrâncias nos produtos de HPPC.

 Palestra: Água para uso cosmético
O palestrante Sebastião Donizetti Gonçalves, da ProServ Química e Biocenter Microbiológica, mostrou os tipos de purificação de limpeza que são realizados pela indústria cosmética: osmose reversa, deionização e destilação. Quais as exigências e validações colocadas pelos órgãos reguladores.

 Palestra: Princípios básicos do esmalte e suas aplicações
A palestrante Rosemary Miliauskas, da Yamá Cosméticos, abordou a história, os conceitos, os tipos de esmaltes e as tendências.

 Minicurso: Princípios básicos da coloração e suas aplicações
A palestrante Rosemary Miliauskas, da Yamá Cosméticos, falou sobre os conceitos e histórico das colorações. Diferenças entre colorações semipermanentes e permanentes.

 Palestra: Inspirando novidades no mercado de perfumaria
A palestrante Fanny Moreau, da Mon Absolu, trouxe um pouco de sua história, o que é um perfumista, quais as inspirações deste profissional, como é pensada a arte de fazer perfumes e como as marcas pensam nos perfumes de seus produtos.


Terça-feira, 17 de outubro

 

Palestra: Eliminando a ideia do lixo 

As palestrantes Mariane Marcheti e Raiza Risso, da TerraCycle, abordaram como transformar materiais que seriam lixo em materiais recicláveis. O que a empresa Terracycle já faz e o que você precisa conhecer.

 Palestra: Inovação vs. segurança do consumidor: desenvolvimento de novos ingredientes
A palestrante Maria Inês, do Instituto Harris, abordou a importância da segurança dos ingredientes e produtos em tempos de crise. Como as empresas cosméticas podem se diferenciar.

 Palestra: Utilização de minerais como modificador de sensorial e substituto de microesferas
A palestrante Daniela Oliveira, da IMCD, trouxe as tendências de mercado aos substitutos de microesferas. Falou da importância disto ao meio ambiente.

Palestra: Tendências na conservação de cosméticos
O palestrante Sebastião Donizetti Gonçalves, da ProServ Química e Biocenter Microbiológica, abordou os tipos de conservantes, suas compatibilidades e incompatibilidades. Quais os sistemas conservantes ideais.

Minicurso: Desenvolvimento e fabricação de esmaltes de unhas
A palestrante Carolina Nasser, da Look Química, apresentou o mercado, conceitos, definições, controle de qualidade, tipos de esmaltes e tendências sobre esmaltes.


Quarta-feira, 18 de outubro

 

 Palestra: Melhoria da eficiência produtiva em tempos de crise

A palestrante Ana Carolina Macaúbas da Cunha, da Davene, comentou sobre as mudanças estabelecidas na empresa Davene impactaram em bons resultados. Falou da parceria entre Davene e Fatec Diadema e de como os estagiários (alunos da Fatec Diadema) estão colaborando neste processo.

 Minicurso: Inovação em Tempo Real: criando alternativas num mundo que muda aceleradamente
O palestrante Marcos Moisés Gonçalves, da Medicatriz Dermocosméticos, abordou questões de inovação quanto a implantação da química verde dentro das empresas cosméticas.

 Palestra: Pontos críticos nas inspeções sanitárias segundo a RDC nº 48/2013
A palestrante Rita de Cássia Bacoccini, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, abordou os pontos principais que constam na RDC nº 48/2013 sobre os principais pontos críticos que as empresas cosméticas devem atentar numa inspeção sanitária.

About the author /