• (11) 4092-2328/ 4092-2471
  • Avenida Luiz Merenda, 443 - Jd. Campanário - Diadema / SP
  • f217secacademica@cps.sp.gov.br

Fatec Diadema

 

Faculdade de Tecnologia de Diadema Luigi Papaiz

 
> Fatec de Diadema: a história da instituição

O nome da faculdade é homenagem ao senhor Luigi Papaiz, imigrante italiano formado pelo Instituto Profissional Salesiano de Bolonha, que em 1952 instalou na Vila Prudente (SP) a sua pequena fábrica de ferros elétricos a vapor e de registros para gás líquido e metano. Mais tarde, direcionou suas atividades para o ramo da produção de cadeados e fechaduras especiais para móveis, arquivos e escrivaninhas. A empresa cresceu e, por causa de uma lei que estabelecia não poder existir empresas com mais de 5.000 m2 dentro da cidade de São Paulo, a expansão teve que procurar novas terras.

Foi então que, em 1982, Luigi Papaiz adquiriu 90.000 m2 de terreno ao longo da Rodovia dos Imigrantes, no limite do município de Diadema. Construiu então no terreno uma fábrica de 31.000 m2 para abrigar 1.000 funcionários e, posteriormente, a Creche Dom Bosco para os filhos dos funcionários do complexo Papaiz.

Em 2005, dando continuidade aos ideais deixados por Luigi Papaiz, a família Papaiz representada por Ângela Morisi, esposa de Luigi, e seus três filhos – Sandra, Paolo e Roberta – implantou a ideia de construir uma instituição de ensino profissional nos moldes da Fatec:

No início deste mês ocorreu o ato de entrega, pelas mãos de Ângela Papaiz, do protocolo de intenção da doação de um terreno de 5.214 metros quadrados, ao governo do Estado de São Paulo, no ato representado pelo vice-governador Cláudio Lembo, com o objetivo de construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia – FATEC em Diadema; antigo sonho de Sr.Luigi Papaiz falecido em 2003 (REGINATTO, 2005).

O primeiro passo fora dado, o terreno para a construção de uma Fatec em Diadema estava disponível, o passo seguinte viria do CPS: a escolha do segmento industrial para o qual seria oferecido o primeiro curso da nova Fatec; atender os segmentos atuais e emergentes da atividade industrial é a ideia que norteia os projetos pedagógicos dos cursos de tecnologia do CPS.

No início do projeto da Fatec Diadema, estavam alocadas em Diadema aproximadamente 10% das empresas de cosméticos do Brasil, entre fabricantes de cosméticos e empresas pertencentes à cadeia produtiva do setor, tais como fabricantes de matérias-primas, embalagens, máquinas e equipamentos, insumos de laboratório, distribuidores, etc., responsáveis por 8.000 empregos diretos, 3.000 empregos indiretos e por 3% da arrecadação municipal.

Por isso, a Prefeitura de Diadema, juntamente com empresários locais do setor cosmético, popôs ao CPS a criação de um curso superior de tecnologia em Cosméticos que propiciasse formação nesta área de relevância econômica ao município.

Com base no perfil, nas atribuições e atividades profissionais apresentadas como relevantes ao CPS, a Coordenadoria de Ensino Superior e Graduação do CPS desenvolveu a proposta curricular do Curso de Tecnologia em Cosméticos.

Nos anos seguintes, por meio de uma cooperação entre empresa privada, prefeitura do município de Diadema, governo do estado de São Paulo e do o Centro o Paula Souza, o prédio da Fatec de Diadema foi construído.

A Fatec de Diadema está localizada na Avenida Luiz Merenda, 443, Jardim Campanário, no terreno que fica de fundos com o Grupo Papaiz. A Unidade possui estrutura ampla com cerca de 5.000 m2 de área construída, onde estão distribuídos em três pavimentos cinco laboratórios (Química I, Química II, Análise Instrumental, Desenvolvimento, Ciências Biológicas), quatro plantas piloto (Maquiagem, Produtos Líquidos, Produtos Sólidos, Produtos Semissólidos), dois laboratórios de informática, uma biblioteca, 15 quinze salas de aula, uma sala de professores, 4 quatro salas administrativas (diretoria de serviços administrativos, diretoria de serviços acadêmicos, coordenação de curso e direção), seis sanitários coletivos (três femininos e três masculinos), seis sanitários individuais adaptados (três masculinos e três femininos) e um elevador.


 Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos da Fatec de Diadema – Luigi Papaiz