• (11) 4092-2328/ 4092-2471
  • Avenida Luiz Merenda, 443 - Jd. Campanário - Diadema / SP
  • f217secacademica@cps.sp.gov.br

Docentes

Docentes

 
  ANTAL GYORGY ALMASY

Possui graduação em Engenharia Química pelo Fundação Armando Álvares Penteado(1991) e especialização em cosmetologia pelo Instituto Racine(2001). Tem experiência na área de Química, com ênfase em QUIMICA APLICADA A COSMETOLOGIA. 

  CRISTINA BLANCO PADOVANI

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (1986) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é diretorana empresa Construsec consultoria em Engenharia de produção LTDA. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, gestão da cadeia de suprimentos, indústria automobilística,gestão empresarial, gestão da qualidade, gestão da produtividade , gestão de pessoas, estratégia e inovação..

  CÉLIO TAKASHI HIGUCHI

Farmacêutico (2004) e Mestre (2007) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara. Desde 2007 exerce função como docente na área estética e cosmética. Ministra aulas em diversas instituições de ensino em nível de Pós-Graduação. Experiência como coordenador no Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética (2010-2014) e docente responsável pelas disciplinas em Cosmetologia no Curso de Estética. Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Fatec Diadema Luigi Papaiz ministrando disciplinas: Tecnologia em Perfumaria e Anatomia e Fisiologia Cutânea. Revisor Técnico da Quarta Edição do Livro Milady Dicionário Cengage Learning e Autor de Capítulos no livro Milady Cosmetologia Orientações e Negócios e Ciências Gerais. Colunista no site Negócio de Estética. 

  DANILO MARIN FERMINO

Possui graduação em Engenharia de Materiais (Polímeros) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), Mestrado em Nanocompósitos Poliméricos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2011) e Doutorado em Nanocompósitos Poliméricos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: Compósitos Poliméricos com Fibras Vegetais, Nanocompósitos Poliméricos com Argilas Organofílicas, Caracterização de Polímeros e Ensaios de Desempenho em Embalagens. 

  DANIEL VLADIMIR TAPIA LIRA DE SIQUEIRA

Possui graduação em Letras – Português, Inglês e Espanhol – pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professor de ensino superior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas; literatura; Clarice Lispector e Ai Weiwei. 

  EDMILSON DE SOUZA CARVALHO

Possui graduação em Administração de Empresas – Faculdades Integradas Senador Fláquer (1989); com especialização em Gestão Industrial – Universidade Municipal de São Caetano do Sul IMES”

  FERNANDA VERDASCA BOTTON

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Bacharel em Letras – Francês/ Português pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2008). Além disso, é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1992). Atualmente é editora da Editora Todas as Musas, professora presencial e de EAD da Fatec com as disciplinas de Comunicação Empresarial e de Sociedade, Tecnologia e Inovação. Publicou vários artigos acadêmicos na área de literatura e é autora dos livros “A lira assassina de Orfeu” e “O teatro de Bernardo Santareno”.

  GABRIELE WANDER RUAS DE LIMA

Farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas das Faculdades Oswaldo Cruz (2007). Mestre em Ciências, na área de Produção e Controle Farmacêuticos, pelo programa de pós-graduação em Fármaco e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. Tem participado de trabalhos e projetos envolvendo, principalmente, os temas: atividade antimicrobiana, citotoxicidade, conservantes naturais para uso em cosméticos.

  IRAPUAN GLÓRIA JUNIOR

Possui graduação em Análise de Sistemas (USF), pós-graduação em Consultoria em Internet (FASP), MBA em Administração em Marketing (UniSantanna), mestre em Administração em Gestão de Projetos (UniNove) e doutorando em Engenharia da Produção (UNIP).Atua como gerente de projetos na NEW DESIGN Tecnologia e Informação em projetos relacionados a TI. Na área acadêmica é professor de pós-graduação no SENAC e de graduação na Faculdade de Tecnologia (FATEC) nas disciplinas de Gestão de Projetos, Engenharia de Software e outras. Possui experiência em gestão de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos de TI, riscos em projetos de TI, integração de sistemas e stakeholders. A vertente técnica inclui experiência em banco de dados, análise e projeto de sistemas, engenharia de software e metodologias de desenvolvimento ágil para fábricas de software. Prestou serviços como analista sênior nas empresas BCN (BRADESCO), Boehringer Ingelheim Pharma, Carrefour e TV Cidade (NET). Coordenou equipes de trabalho na VIVO (antes TELEFÔNICA), na Chiptek e na NEW DESIGN. Possui mais de 20 anos de experiência.

  JHONNY FRANK SOUSA JOCA

Possui graduação em Química (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Guarulhos (2007) e mestrado em Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (2011). É professor nas Faculdades de Tecnologia (Fatec) de Santo André e Diadema, onde ministra as disciplinas de Lubrificantes e Fluidos Automotivos, Sistemas da Qualidade e Meio Ambiente nos curso de Mecânica Automobilística e Eletrônica Automotiva e as disciplinas de Análise instrumental e Química Analítica, no curso superior de Tecnologia em Cosméticos. É também professor na Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, onde ministra as disciplinas de Análise Química Instrumental, Análise Química Quantitativa e Química dos Alimentos, no curso técnico em química e também atua como responsável técnico e coordenador dos laboratórios didáticos de química. Atua como docente ha cerca de 8 anos nos ensinos técnico e superior, ministrando diversas disciplinas nas áreas de química, qualidade e meio ambiente, além de possuir experiência relevante de 5 anos em coordenação de cursos (de nível técnico e também nível superior) na área de química, atuando na gestão de laboratórios didáticos, participação em comissões julgadoras de concursos públicos, gestão de equipes docentes e administrativas,processos de reconhecimento de cursos junto ao Conselho Estadual de educação e MEC. Possui experiência na elaboração de material didático e atividades práticas para cursos de formação continuada.

  JONY ANDRADE

Possui graduação em Bacharel em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (2004) e Mestrado em Física e Química dos Materiais Aeroespaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006). Atualmente é professor titular na Faculdade Oswaldo Cruz e Professor Assistente I do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: análise térmica, propelentes, cinética e decomposição térmica, com ênfase em Materiais Energéticos (propelentes e explosivos) e no estudo da combustão de materiais energéticos sob enfoque físico-químico empregando técnicas como calorimetria exploratória diferencial (DSC) e termogravimetria (TG), entre outras.

  LEANDRO MARQUES

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMATICA pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2001). Mestre pela PUC-SP (2009), especialista em Álgebra e Geometria pela USP (2004) Atualmente é professor do Centro Paula Souza – ETEC e FATEC.

  LUIZA CARLA DUARTE THOMAZ DA ROSA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado (1993) e doutorado (1999) em Ciências Biológicas (Zoologia) também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; pós-doutorado pela Université de Lausanne, Suíça (2001) e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi pesquisadora contratada pela University of Aberdeen (2010) e pesquisador honorário (2010-presente). Atuou como docente contratada pelo Instituto Federal de São Paulo nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física (2012-2013). Desenvolveu outro pós-doutorado pela University of Aberdeen (2014-2015) como bolsista do CNPq/CAPES. Atualmente docente contratada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC – Diadema)

  MATHEUS DE SOUZA BARBOSA

Possuo graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2003), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004), mestrado em Ciência dos Alimentos (2009) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP e doutorado em Ciências (2013) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP, com período sandwish de 9 meses no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) – Nantes – França. Tenho experiência em docência na disciplina de microbiologia no SENAC Jabaquara e na escola técnica Alpha, experiência em rotina de laboratório de microbiologia de alimentos como analista sênior na multinacional Eurofins do Brasil. Atualmente, trabalho na Fatec Diadema – Luigi Papaiz como Professor de Ensino Superior e Diretor de Serviço Acadêmico.

  MIRIAN ARID SOARES

Possui graduação em Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985), Especialista em Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989) e mestrado em química Orgânica pela Universidade Camilo Castelo Branco (1996). Atualmente é professora na Universidade Camilo Castelo Branco, Universidade Uniabc-Anhanguera . Professora Associada do Centro Paula Souza – FATEC (na área de FISICO QUÍMICA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química

  MONICA REAL BISPO MEDEIROS

Especialização em Docência do Ensino Superior; Faculdade Jaguariúna (em andamento); Associates Certificate e Masters Certificate em Gerenciamento de Projetos pela Universidade George Washington Chicago US; PMI Bacharel em Química Tecnológica e Licenciatura em Química pela Universidade de Campinas 1986 Sólida experiência profissional adquirida em empresas multinacionais no segmento de Higiene e Limpeza nas empresas Unilever e Natura. Atuação nas áreas de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Processos nas áreas de Pele e Cabelo. Responsável por programa de inovação na categoria Cabelo no Brasil para consumidores de baixa renda. Habilidades Técnicas e de competência em liderança nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e gerenciamento de Inovação, adquirida por experiência na liderança de projetos de Inovação , Implementação e Transferência Tecnológica no Brasil, América Latina , África do Sul e Estados Unidos. Experiência de 3 anos como gerente expatriada no Hair Care Innovation Center Chicago -Unilever USA atuando em pesquisa na área de Cabelos Negroides com países clientes, Brasil, Africa e Estados Unidos. Atuação como Professora de Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação em várias Instituições de Ensino nos eixos: Química, cosmetologia e Meio Ambiente assim como no eixo Administração em Gestão de Projetos. Palestrante na área de Saúde e Bem Estar . Consultora de empresas de Higiene e Limpeza atuando em todo o ciclo de vida dos projetos de desenvolvimento de Cosméticos Convencionais, Naturais e Orgânicos, Ciência do Consumidor e de gestão de laboratórios. Fluente em Inglês

  PAULO CÉSAR PINHEIRO

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Alvares Penteado (2002), Especialista em Administração Econômico Financeira pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1989). Atua como voluntário em processos de avaliação de prêmios de qualidade em gestão, dentre eles como Examinador do PNQS-Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento e Avaliador do MPE Competitividade pelo SEBRAE/FNQ. Possui experiência profissional e acadêmica de 23 anos na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial, Gestão de Processos, Gestão de Marketing e Administração Estratégica em Cursos Tecnológicos, Graduação e Pós-Graduação.

  RICARDO PEDRO

Formação acadêmica – Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP), doutor em Físico-química de Materiais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP), Especialista em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), Especialista em Marketing (MBA Executivo) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Experiência profissional – Atuou por quase 15 anos na Oxiteno S.A. Indústria e Comércio como especialista em Pesquisa e Desenvolvimento, por 2 anos na Rohm and Haas Química Ltda. como Gerente Técnico de Aplicação para a América Latina, empresa adquirida pela Dow Química S.A., onde atuou por 3 anos como Especialista em Aplicação de Produtos para a América Latina. Possui ampla experiência na área de síntese e aplicação de tensoativos em produtos diversos, sobretudo em produtos cosméticos, de higiene pessoal e saneantes. Adicionalmente, possui ampla experiência em Química Analítica e Microbiologia aplicada à preservação de produtos e consumo, industriais e higienização de plantas. Áreas de formação e atuação profissional incluem Cosmetologia e Produtos Saneantes. Ampla experiência em Pesquisa e Desenvolvimento, Controle e Garantia de Qualidade, Operações Unitárias de produtos cosméticos, saneantes e formulações de biocidas, com ênfase na criação de produtos, conceitos de marketing e qualidade. Atualmente atuando como Gerente Técnico para a América do Sul na empresa Lubrizol do Brasil Aditivos Ltda. Experiência na área de educação – Professor titular da disciplina Química Orgânica, Processos Químicos para os cursos de Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção no Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), tendo orientado mais de 100 trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica. Professor da disciplina Garantia e Controle de Qualidade na Produção de Cosméticos para o curso de Tecnologia em Produtos Cosméticos da Faculdade de Tecnologia (FATEC). Atuou como professor das disciplinas de Processos Químicos Orgânicos na Faculdade São Bernardo (FASB) para as turmas de Química e Engenharia Química, Marketing Aplicado na FATEC, Desenvolvimento, Controle e Garantia de Qualidade, Microbiologia, Tecnologia cosmética, Tensoativos nos cursos de pós graduação de Tricologia e Produtos Cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC).

  ROSA MARIA SZAROTA

Graduada em Ciências Biológicas -Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e mestre em Ciências – área de Concentração: Tecnologia Nuclear – Aplicações pela Universidade de São Paulo (2006). Especialista em Parasitologia pela UFRRJ(1983) e Educação em Saúde Publica pela UNAERP (1992). Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos da FATEC Diadema no ano de 2016. Atualmente é Professor de Ensino Superior III – FATEC SOROCABA (CST em Sistemas Biomédicos) e FATEC DIADEMA (CST em Cosméticos).

  ROSANGELA APARECIDA DE QUEIROS MANDUCA

Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Possui graduação e licenciatura plena em Português e Inglês também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua e Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa, Literatura e Sociedade, Literatura e Cinema, Crítica Cultural Materialista e Estudos Culturais. Atualmente é professora de ensino superior de Língua Inglesa nas Fatec Ipiranga e Fatec Diadema.

  ROSILENE KINUE ITO

Graduada em Farmácia – Hab. farmacêutico bioquímico/industrial pela Universidade Guarulhos (1999). Especialista em Cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC – 2002). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Fármacos e Medicamentos – Insumos Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo (USP – 2008). Atualmente coordena e ministra aulas de Farmacobotânica, Farmacognosia e Homeopatia aos alunos de graduação do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos (UnG). Docente associada da Fatec Luigi Papaiz (Diadema) do curso de Tecnologia em Cosméticos da disciplina de Tecnologia de Fitoterápicos (2013).